Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de março de 2023

The Joshua Tree Tour (2017 e 2019)

 Decidi fazer um tópico apenas pra falar sobre a turnê comemorativa dos 30 anos do Joshua Tree, devido a pequena quantidade de shows em 2019.



Como dito antes, foi uma turnê comemorariva, com o Joshua Tree tocado na integra, versões repaginadas como A Sort Of Homecoming, Beautiful Day, Miss Sarajevo full band e Mysterious Ways com uma introdução mais elaborada e também a volta do solo, que não era tocado desde a Vertigo Tour. 

Vale lembrar novamente que se algum show ocorrido no Brasil aparecer na lista, é porque realmente mereceu. Sendo assim, vamos ao top 5.


5° LUGAR: 2017-07-15 Rome

Um dos melhores shows da turnê, com uma qualidade de som impecável. Grande conexão enfre banda e plateia italiana. Destaque para Bad, Red Hill Mining Town, Exit e The Little Things That Give You Away.


4° LUGAR: 2017-07-12 Berlin

Outro ótimo show, abaixo de chuva, com snippets relacionados a chuva e ótimas performances de Red Hill Mining Town,  Miss Sarajevo, Mysterious Ways e principalmente Bad (com snippets de Heroes e Helden).


3° LUGAR: 2019-12-05 Saitama

Da parte de 2019 da turnê. Considero esses shows, no geral um pouco inferiores aos de 2017. Mas ambos os shows em Saitama foram muito bons. Destaques para Gloria, Bad e Red Hill Mining Town. 


2° LUGAR: 2017-05-14 Seattle

Começo da turnê, banda empolgada e participações especiais de Eddie Vedder e Mumford & Sons. Destaques para I Will Follow,  A Sort Of Homecoming, Beautiful Day e Mothers of Dissapeared. 


1° LUGAR: 2017-05-21 Pasadena

Excelente show com excelente gravação. Banda mega inspirada, tocando bem do começo ao fim do show. Destaques maiores para New Years Day e excelentes versões de Exit, One Tree Hill e The Little Things That Give You Away. 

quinta-feira, 23 de março de 2023

Innocence And Experience Tour

 Foi a turnê que divulgou o álbum Songs Of Innocence e a ideia era divulgar o Songs Of Experience, porém, como houve umas mudanças de planos, alguns adiamentos para o lançamento do Experience, alguns planos mudaram. 


O setlist da turnê teve 54 músicas presentes contando todos os shows, e estatisticamente falando, logo no primeiro show, tivemos uma sequência de 603 shows consecutivos com One no setlist sendo quebrada. Tivemos também algumas músicas resgatadas, como Gloria e October, uma Bullet The Blue Sky reformulada, baseada nas versões ao vivo entre 1987 e 1990, entre outras coisas bacanas. 

Aqui vai o top 5:


5° LUGAR: 2015-05-22 Phoenix

Um dos primeiros shows da turnê, foi especial, com participação especial de um fã numa versão improvisada de In God's Country. Um dos melhores shows individuais do Bono nessa turnê, destaque para Electric Co, Cedarwood Road e Raised By Wolves. 


4° LUGAR: 2015-05-15 Vancouver

Segundo show da turnê, que basicamente foi uma chacota do Bono pra cima do Edge, devido a queda no palco na noite anterior. Um show muito divertido com destaques pra California (pouco tocada ao vivo), When Love Comes To Town (que só entrou no setlist devido a recém ocorrida morte de BB King), Bullet The Blue Sky e a raríssima versão de Miracle Drug (que só apareceu em dois shows)


3° LUGAR: 2015-06-03 Inglewood 

Último show da sequência de cinco no local, não foi um dos melhores shows individuais do Bono, mas sim do Edge. Destaques para The Miracle, Iris, Volcano e The Troubles


2° LUGAR: 2015-12-07 Paris 

Finalmente um show com lançamento oficial digno de estar entre os melhores de uma turnê (o Red Rocks da War Tour não entrou no top 5 por pouco!). Banda inspirada, participação especial da banda Eagles of Death Metal, teve como destaques The Miracle, Iris, Raised By Wolves, Until The End Of The World, Invisible e a melhor versão da turnê de Bullet The Blue Sky.


1° LUGAR: 2015-09-13 Amsterdam 

Pra mim, disparado o melhor show da turnê. Tanto no quesito setlist quanto no quesito performance. A banda toda estava tocando muito bem. Destaques para a versão nova de Magnificent (tocada uma única vez), Bullet The Blue Sky, Zooropa, Where The Streets Have No Name e a sequência de Bad / snippet de 40 / 40 tocada inteira.

360° Tour

 Ressaltando mais uma vez que não terá bairrismo nos ranking, se alguma turnê tiver algum show ocorrido no Brasil no top 5 é porque o show realmente merece estar aqui.



A 360° Tour entrou pra história como a turnê mais lucrativas de todos os tempos (sendo superada depois pelo cantor Ed Sheeran, embora nos valores corrigidos de inflação, a 360° ainda esteja em primeiro). Com uma mega estrutura, que impressionou o mundo inteiro com o visual.

A turnê serviu de divulgação para o álbum No Line On The Horizon, embora as músicas do mesmo fossem deixadas pra trás pouco a pouco.

No setlist tivemos músicas como Ultraviolet, The Unforgettable Fire e Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me, que não eram tocadas há muito tempo, também ocorreram ensaios de músicas como Drowning Man e Tryin To Throw Your Arms Around The World. 


5° LUGAR: 2010-09-23 Brussels

Um baita show onde choveu, vários snippets relacionados a chuva, destaque para Crazy Tonight, Moment Of Surrender e Bad (com Bono na guitarra tocando um provável snippet da intro de Unknown Caller).


4° LUGAR: 2011-06-18 Anaheim

Anaheim é uma cidade conhecida pelos colecionadores de shows do U2, de ter setlists praticamente invertidos, provavelmente por coincidência, pois na Vertigo Tour, a turnê estava apenas no começo, e aqui, eles estavam se preparando para o Glastonbury. Destaques para Even Better Than The Real Thing, The Fly, Where The Streets Have No Name e Moment Of Surrender.


3° LUGAR: 2011-07-30 Moncton

Show de encerramento da turnê. Um show festivo, com algumas surpresas reservadas pro final. Destaque para Even Better Than The Real Thing, Elevation (com Larry "possuido" na batera! Haha), Moment Of Surrender e 40 (que teve sua única performance na turnê, justamente no último show).


2° LUGAR: 2009-08-20 Sheffield

Possivelmente o show mais famoso da turnê, com uma excelente qualidade de áudio, já que foi transmitido por uma rádio. A turnê ainda no começo, banda e plateia com bastante empolgação. Destaques para Magnificent, Unknown Caller, Where The Streets Have No Name, Ultraviolet e Moment Of Surrender. 


1° LUGAR: 2010-04-10 São Paulo 

Deixando bem claro mais uma vez que não se trata de bairrismo, pois é o primeiro show brasileiro até agora que entra num top 5. Foi um baita show, a banda preparou algumas surpresas, como Out Of Control, que nem sequer havia aparecido nos ensaios e Zooropa, ensaiada exaustivamente nos dias anteriores. Além dos destaques citados, também tivemos ótimas performances de Ultraviolet, North Star e Vertigo (com snippet de Helter Skelter).

quarta-feira, 22 de março de 2023

Bad com Walk To The Water

 


Ocorreu no dia 13 de Junho de 1992, na cidade de Kiel, essa versão de Bad com snippet de Walk To The Water entre os versos da canção.

Um show magnífico no geral, que recomendo que busquem na net, posteriormente irei disponibilizar o mesmo para download aqui.

https://m.youtube.com/watch?v=slXAjHjf900

terça-feira, 21 de março de 2023

Vertigo Tour

 Assim como falei no post da Popmart, lembrar de novo que nos resumos das turnês onde teve show no Brasil, não haverá bairrismo. Se algum show ocorrido por aqui entrar no top 5, é porque o show realmente foi muito bom!


A Vertigo Tour promoveu o álbum How To Dismantle An Atomic Bomb e ocorreu nos anos de 2005 e 2006 com 131 shows.

Basicamente, a banda mesclou as músicas até então atuais com grandes clássicos e inclusive fez menções a Zoo TV nos encores de grande parte dos shows.


Eis aqui nosso top 5:


5° LUGAR: 2005-05-12 Chicago

Ocorrido dois dias após os dois shows mais famosos da turnê na cidade, que entraram no DVD oficial da Vertigo Tour. Um show incrível, com excelentes versões de The Fly e Bad, também com destaques para Gloria e a estreia de Until The End Of The World na turnê.


4° LUGAR: 2005-10-17 Philadelphia

Voz do Bono estava agressiva nessa noite! Participação de Bruce Springsteen também. Destaques para Vertigo (possivelmente a melhor versão), Beautiful Day, Electric Co, With Or Without You e 40


3° LUGAR: 2005-09-21 Chicago

Outro grande show ocorrido em Chicago, não seria nenhum absurdo se qualquer show desse top 3 ficasse em primeiro lugar, já que todos são incríveis e todos tem uma ótima qualidade de som. Esse em questão, foi mais um show extremamente explosivo, com destaques para Electric Co, Beautiful Day, Who's Gonna Ride Your Wild Horses,  Fast Cars e uma performance marcante de Bad, com The First Time sendo inserida em medley, sendo certamente, outra candidata a melhor performance da música.


2° LUGAR: Honolulu 2006-12-09

Outro fortíssimo candidato a melhor show da turnê, sendo o último show e com participações especiais de Billie Joe do Green Day, Eddie Vedder e Mike McCready do Pearl Jam e do fã Michael Mitchell. Destaques para Angel Of Harlem, Who's Gonna Ride Your Wild Horses, Window In The Skies e All I Want Is You.


1° LUGAR: 2005-11-02 Los Angeles

Certamente a grande surpresa do top 5, um show desconhecido pela maioria dos fãs, um grande entrosamento entre banda e plateia. Destaques para o medley de I Still Haven't Found What I'm Looking For e In A Little While, Miracle Drug, Who's Gonna Ride Your Wild Horses e Bad, com a ressalva que até mesmo músicas como Sunday Bloody Sunday e Bullet The Blue Sky, que geralmente estavam longe do ápice do show, foram muito bem executadas.


segunda-feira, 20 de março de 2023

Elevation Tour

 Ocorreu em 2001, com a pré turnê em 2000. Promovendo o álbum All That You Can't Leave Behind, teve 113 shows.


Uma banda segura e um Bono bem melhor em comparação com a turnê anterior, temos um top 5 bem interessante de shows aqui. 


5° LUGAR: 2001-08-01 Arnhem:

Um show bem forte com uma excelente gravação. Conta com um bom setlist e os destaques são: 11'O Clock Tick Tock, Kite, e All I Want Is You.


4° LUGAR: 2000-12-05 Irving Plaza

Um show da pré turnê. Voz magnífica do Bono. Som excelente com backing-vocal bem audível do Edge. Destaques pra All I Want Is You, Mysterious Ways e One com snippet de Walk On


3° LUGAR: 2000-05-06 Pittsburgh

A maior surpresa da Elevation Tour. Show gravado com um equipamento antigo, porém de alta qualidade, o que deixa o show com uma sonoridade meio Joshua Tree Tour, em termos de gravação. Excelentes versões de Elevation (a melhor versão disparado), Stuck In A Moment, Bad e Bullet The Blue Sky


2° LUGAR: 2000-10-25 New York

Um show emocionante pós 11/09. Aliás, vale muito a pena conferir vários shows dessa fase da turnê, inclusive o show que ocorreu 2 dias após esse, que talvez musicalmente tenha sido ainda melhor, porém não está no top 5 devido a qualidade da gravação. Destaque pra New York, Sunday Bloody Sunday e Bad.


1° LUGAR: 2000-11-09 Salt Lake City

Um show excelente em todos os termos, inclusive talvez com a melhor gravação. Outro show que pouca gente fala, outro show pós 11/09 muito emocionante. Destaques pra Kite (excelente), Bad (com snippet de Who's Gonna Ride Your Wild Horses), Wild Honey e Walk On (candidata a melhor versão também).

domingo, 19 de março de 2023

Primórdios de Out Of Control

 


Era o começo da Boy Tour. O primeiro show do U2 fora da Irlanda e do Reino Unido. Menos de 50 pessoas na plateia, e uma gravação excelente.

Já recomendei esse show no top 5 de cada turnê, e aqui vai uma demonstração do que foi esse show. Out of Control tocada com muita energia e com os instrumentos (principalmente o baixo) bem potentes na gravação.

https://m.youtube.com/watch?v=BiD83MdXHQU

sábado, 18 de março de 2023

Van Diemen's Land Na Zoo TV

 


Tocada apenas 4 vezes na Zoo TV, Van Diemen's Land é uma das músicas cantadas pelo Edge. Essa versão especifica foi a primeira das 4 performances. 

17 de março de 1992 em Boston, um baita show por sinal. Fica aqui o registro.

https://m.youtube.com/watch?v=BQzeSaKjOts

sexta-feira, 17 de março de 2023

U2 E Seus "Snippets"

 


O que são esses tais "snippets"?

Eles são trechos de outra canção, adicionados a uma determinada música. Por exemplo, aquele trecho no final de Vertigo, na versão do DVD de Chicago é um "snippet" de Stories For Boys.

U2 costumeiramente usa esses snippets, tanto para complementar alguma canção, para homenagear algum outro artista, país, ou até mesmo para homenagear um acontecimento, como por exemplo, Bono usar snippets de Singing In The Rain, ou Rain em shows chuvosos.

Um snippet pode ser vocal ou instrumental. Um exemplo de snippets instrumentais são a batida de Sunday Bloody Sunday feita pelo Larry em várias versões de Please na Popmart, também Edge tocando o riff de Whole Lotta Love no final de Until The End Of The World, em Londres 2009. 

O U2 utiliza desde sempre esse recurso, e algumas das músicas onde ele é utilizado com mais frequência são Bad, Beautiful Day, Vertigo, Discotheque, Mysterious Ways, entre outras. Nos próximos posts cogito abordar melhor alguns snippets específicos.

quinta-feira, 16 de março de 2023

A única Please full band pós PopMart

 


Ocorreu na parte final da Elevation Tour, em Baltimore (2001-10-19). Please foi tocada 23 vezes nessa turnê, porém, dessas 23, apenas esta, que foi a primeira, foi full band, as demais performances foram acústicas. 

Tecnicamente não foi a melhor performance, mas é uma versão diferente e vale a pena o registro. 

https://m.youtube.com/watch?v=g2KtKEiqcrE

A Sort Of Homecoming na Joshua Tree Tour

A música foi tocada algumas vezes na Joshua Tree Tour, nessa versão específica, em Daly City, ela é executada com uma introdução longa e uma incrível sensação de paz. Uma música que certamente poderia fazer parte mais vezes do setlist tanto da Joshua Tree Tour, quanto da Lovetown.

quarta-feira, 15 de março de 2023

Uma versão especial de Gloria

 


Em um dos shows da fase inicial da Joshua Tree Tour, em Hartford (1987-05-08). Entre outras versões memoráveis, a banda tocou Gloria. 

Gosto bastante dessa versão pois após o solo do Edge, antes do último refrão, existe algum tipo de interação entre o Bono e a plateia, algo que deix a versão mais longa. Também temos um Bono super inspirado fazendo a parte final da canção. 

Ouçam: https://m.youtube.com/watch?v=WDZ-AFpTLXc

terça-feira, 14 de março de 2023

Popmart Tour

 Antes de começar, de fato, a falar sobre a turnê, uma pequena ressalva de que não terá bairrismo nos tops 5 (do tipo, esse show vai estar no meu top 5 porque eu fui, ou esse show vai estar no meu top 5 porque foi no meu país). Se algum show ocorrido por aqui aparecer em algum ranking é porque, realmente, o show foi fora da curva.


Agora sim, a Popmart ocorreu entre 1997 e 1998, sendo a turnê de divulgação do álbum Pop. Confesso que não é a minha turnê favorita (aliás bem longe disso), pois, além do setlist repetitivo, a turnê contou com muitos problemas, principalmente nos primeiros shows, onde as músicas estavam mal executadas, voz fraca do Bono, falta de ensaio, e um Edge extremamente perdido. 

Porém, a turnê foi se ajustando com o passar do tempo e existem sim, alguns shows realmente bons o suficiente para fazer um top 5 bem interessante.


5° LUGAR: 1997-09-15 Montpellier 

Com certeza a maior surpresa desse top 5, um show desconhecido onde muitas performances boas ocorreram, com destaque pra Last Nignt On Earth, All I Want Is You com snippet de Bad (geralmente é o contrário) e Discotheque.


4° LUGAR: 1997-09-23 Sarajevo

Um show que demonstra que mesmo com um Bono quase sem voz, um show do U2 pode ser incrível. Sarajevo passava por uma situação delicada, e o U2 foi lá e fez história e a alegria do povo local. Musicalmente, temos um Bono com problemas vocais, porém, a banda deu tudo de si. Destaque para Pride (Edge no refrão), Sunday Bloody Sunday (cantada por Edge), Discotheque e Miss Sarajevo.


3° LUGAR: 1997-08-28 Leeds

Um show muito forte, com ótima qualidade de gravação. Destaque para excelentes versões de Miami, Bullet The Blue Sky, Please, Discotheque e With Or Without You. 


2° LUGAR: 1998-02-11 Santiago 

Considerado pela maioria, o melhor show da Popmart. Um show que realmente beira a perfeição, sendo inteiramente bem tocado, com destaques para Until The End Of The World, Bad, Mysterious Ways e uma versão emocionante de Mothers Of Dissapeared. 


1° LUGAR: 1997-11-23 San Antônio

Não tive dificuldade nenhuma em colocar esse show em primeiro lugar. Me arrisco a dizer que é um dos melhores shows da carreira do U2, um show em tributo a Michael Hutchence, que acabara de falecer. Um Bono muito emocionado, acrescentando mais a praticamente cada música desse show. Destaques para Gone, I Still Haven't Found What I Looking For, Staring At The Sun, Discotheque, Mysterious Ways e One (que geralmente não era um ponto alto dos shows da Popmart).

Zoo TV

 No dia 29 de fevereiro de 1992, inicia se um grande marco na história do U2 (e também na história do rock).


Foi a Zoo TV, uma turnê que mesclava um impacto tanto visual quanto sonoro, foi a época da transformação mais radical do U2, tanto na estética quanto no som.

Promovendo inicialmente o Achtung Baby, a banda tocou o mesmo praticamente na integra logo no show de estreia em Lakeland, posteriormente, ela serviu de divulgação pro Zooropa também, álbum feito no intervalo da terceira etapa da turnê. 

Com uma mudança radical na sonoridade, nos setlists e também com a criação de personagens, a Zoo TV foi uma turnê única!


Eis aqui um top 5 (o mais difícil até agora!):


5° LUGAR: 1992-04-21 Tacoma:

Muito se fala nos blogs e sites internacionais sobre a performance de One deste show (a qual também considero a melhor de todas). Mas esse show não se resume apenas a ela. Temos aqui excelentes versões de Mysterious Ways, Love is Blindness e também a presença de Slow Dancing no setlist.


4° LUGAR: 1993-07-27 Copenhagen

Uma surpresa aqui nesse top 5. Um show que quase ninguém fala, mas um grande show! Excelentes versões de Mysterious Ways, When Love Comes To Town (com snippet de Daddy's Gonna Pay For Your Crashed Car), Numb (melhor versão da música, com o backing-vocal do Larry bem claro na gravação), uma versão emocionante de Bad e Love is Blindness. 


3° LUGAR: 1992-06-04 Dortmund

Qualquer um dos shows do top 3, se tivesse ficado em primeiro lugar não seria nenhum absurdo! Esse show conta com versões únicas de Mysterious Ways, I Still Haven't Found e Love Is Blindness (candidata fortíssima a melhor versão).


2° LUGAR: 1992-06-13 Kiel

Outro show pouquíssimo falado. Muitas versões especiais aqui também. Tryin' To Throw Your Arms Around The World (com um efeito bem bacana do Edge na guitarra) e Love Is Blindness (semelhante a versão de Dortmund) são candidatas fortíssimas a melhor versão, Bad conta com um snippet raríssimo do b side Walk To The Water e todo o show é realmente muito especial.


1° LUGAR: 1992-05-22 Milan

Todos esses shows do top 3 são candidatos, não apenas como melhores shows da Zoo TV, mas tbm a melhor show de todos os tempos do U2. Como os 3 são incríveis e a qualidade de som é parecida nas 3 gravações, o critério decisivo foi a plateia (que também não deixou a desejar nos outros 2 shows). Falando sobre o show em si, a plateia estava demais. O show inteiro é muito forte, mas os destaques principais vão pra One, Bad (So Cruel de snippet e Edge improvisando na guitarra antes dos últimos "Wide Awake") e Ultraviolet.

Edge cantando Party Girl

 


Isso ocorreu em poucos shows da Zoo TV. Party Girl foi tocada 4 vezes, das quais 3 foram com Edge nos vocais. 

A primeira delas foi em Rotterdam em comemoração ao aniversário do Bono, mas a versão postada aqui foi em Stuttgart. 


Confira:https://m.youtube.com/watch?v=aYg5EKSwnDs

segunda-feira, 13 de março de 2023

Sunday Bloody Sunday na Zoo TV

 


Não era uma música comum no setlist da Zoo TV. Ficou de fora da Lovetown Tour inteira, mas na terceira etapa da Zoo TV, na América do Norte, ela retornou aos setlists. 

Tocada em 39 shows da Zoo TV, ela foi ensaiada durante a semana em Hershey (aqueles mesmos ensaios onde eles ensaiaram exaustivamente So Cruel e Acrobat), para finalmente entrar no setlist no dia 13 de agosto em East Rutherford.


Confira esse debut de Sunday Bloody Sunday na Zoo TV:

https://m.youtube.com/watch?v=bnT763ttGj8

Lovetown Tour

 Uma turnê que está no meu top 3 particular! Semelhante a Joshua Tree Tour, porém, com um Bono ainda mais potente como cantor. Aliás Bono e Edge estavam no seu auge em performances ao vivo.


A turnê divulgou o Rattle And Hum, e teve participação de BB King e banda em praticamente todos os shows (exceto alguns por problemas técnicos ou de vocal do Bono).

Também muito difícil fazer um top 5, o critério de desempate principal foi a qualidade das gravações,  pois praticamente todos os shows tiveram pelo menos uma performance memorável para colecionadores.


5° LUGAR: 1990-01-09 Rotterdam

Realmente muito difícil escolher entre esse e o show ocorrido no dia 6 de janeiro na mesma cidade para fechar o top 5, pois ambos contaram com versões excelentes. Admito que o setlist do show do dia 6 me agradou mais, só que as performances magníficas de Where The Streets Have No Name e principalmente All I Want Is You (possivelmente a melhor performance da música) foram o divisor de águas para fechar esse top 5


4° LUGAR: 1989-11-17 Sydney

Certamente a maior surpresa desse top 5 (embora a turnê toda seja desconhecida pela maior parte dos fãs brasileiros). Ela conta com performances muito fortes de Desire (com um baita solo do Edge no final) e Bad, mesmo sem snippets.


3° LUGAR: 1989-12-26 Dublin

Considerado um dos melhores (talvez até o melhor) show do U2 de todos os tempos, pra mim fica em terceiro lugar. O show inteiro é muito bem executado, mas os melhores momentos pra mim foram Where The Streets Have No Name,  All I Want Is You e uma performance histórica de One Tree Hill.


2° LUGAR: 1990-01-10 Rotterdam

O show de encerramento da turnê, também muito bem executado por inteiro, tem como diferencial as performances de Desire (com final estendido e o solo de Edge novamente) e outra candidata a melhor performance de todos os tempos de Bad (com um vocal incrível e com Edge improvisando na guitarra no final).


1° LUGAR: 1989-12-31 Dublin

O último show dos 4 de Point Depot, certamente o melhor começo de show que a banda já fez, com contagem regressiva para o final do ano, se encerrando no começo de Where The Streets Have No Name! Gloria e 40 também estão na lista dos highlights do show.


The Joshua Tree Tour (1987)

 Chegamos agora na Joshua Tree Tour, a turnê que carimbou o U2 como uma banda gigante no mainstream, devido ao sucesso e a qualidade do álbum The Joshua Tree, essa turnê é uma turnê bem interessante e com momentos pouco conhecidos pelo público em geral. 



As próprias músicas do Joshua sendo tocadas com vontade, as músicas que são consideradas hoje em dia grandes clássicos, na época sendo tocadas com uma animação diferente e a banda mais segura do que nunca em palco.


5° LUGAR: 1987-10-28 Rosemont

Muito se fala do show de Rosemont da primeira leg da turnê, mas poucos falam desse estrondoso show que ocorreu na fase final da turnê. Destaque para versões extremamente fortes de Sunday Bloody Sunday e Where The Streets Have No Name.


4° LUGAR: 1987-04-04 Tempe:

Segundo show da turnê, 2 dias antes, Bono enfrentou sérios problemas vocais no show de estreia da turnê, porém, aqui a banda faz uma apresentação impecável, belo jeito de iniciar a turnê com excelentes versões de Bad e principalmente The Unforgettable Fire e Running To Stand Still. 


3° LUGAR: 1987-04-14 San Diego 

Outro show da parte inicial da turnê. Talvez a maior surpresa desse top 5. Um show onde Mothers Of Dissapeared foi o encerramento, e casou muito bem com a atmosfera do show. Destaque também para uma das melhores versões de Bad de todos os tempos (assunto para um futuro post) com um snippet muito longo de Ruby Tuesday (com certeza o show onde esse snippet brilhou mais).


2° LUGAR: 1987-04-22 Los Angeles

Um show que poderia facilmente ficar no primeiro lugar. Realmente foi muito difícil fazer esse top 5. Mais um show da parte inicial da turnê, e além dessa incrível performance, temos também a trilogia clássica do álbum (Streets, I Still Haven't Found and With Or Without You) sendo tocada em sequência!! Destaque também para Gloria e Bad (versão similar a de San Diego).


1°LUGAR: 1987-11-24 Fort Worth

Provavelmente o melhor show individual do Bono na turnê. Uma atmosfera diferente, a estreia de When Love Comes To Town com participação especial de BB King (com verso extra) e excelentes versões de Gloria e Running To Stand Still. O critério de desempate foi a qualidade da gravação, que desse show é um pouco melhor que a gravação do show citado anteriormente. 

domingo, 12 de março de 2023

Running To Stand Still (Tempe 1987-04-04)

 


Apenas a segunda performance da canção. Sem "aleluias" e sem "still runnings", uma performance crua, raramente tocada assim! Vale a pena conferir.


https://m.youtube.com/watch?v=NUSniWARh_A

Mysterious Ways (Uniondale 1992-03-09)

 


Era o começo da Zoo TV e muitas músicas ainda estavam tomando forma em suas versões ao vivo, pois era uma época que a banda estava trabalhando bastante nas até então inéditas e também repaginado algumas músicas dos trabalhos anteriores.

Mysterious Ways era uma dessas inéditas, e seu solo característico das versões ao vivo ainda não tinha tomado uma forma definitiva. Os improvisos de Bono na parte final também variavam bastante nessa época.

Confiram:

https://m.youtube.com/watch?v=G8fOsF2h9WU

sábado, 11 de março de 2023

Conspiracy Of Hope Tour

 


Foi uma mini turnê beneficente realizada com o objetivo de conscientização. Musicalmente falando, teve apenas seis shows. 

Como é uma turnê muito pequena, recomendarei apenas 1 show.


1986-06-06 Inglewood

Um show interessante, com destaques para Pride e Bad, recheada de snippets raros como Biko e If You Love Somebody, Set Them Free


The Unforgettable Fire (Jacksonville 1985-04-30)

 


Um dos shows mais subestimados da história da banda, um show que todo fã dos shows do U2 dos anos 80 deveria ouvir. Temos nessa performance, após o solo do Edge, um pedaço extra, que fazia parte da música em algumas demos.

Ouçam:

https://m.youtube.com/watch?v=KUJ8qGFHSOw

sexta-feira, 10 de março de 2023

The Unforgettable Fire Tour

 Particularmente uma das minhas turnês preferidas, a turnê que marca o início da parceria U2 / Eno / Lanois, onde basicamente, os novos produtores Bono a "cantar mais e gritar menos".


Se vc é fã da fase pós punk do U2 e tem certa curiosidade de ver como as músicas dessa época soariam na fase Eno / Lanois, talvez essa seja a turnê certa pra você. Também é a turnê onde grandes clássicos, tipo Pride e Bad eram lançamento, inclusive a última passou de música não garantida no setlist (por incrível que pareça, já houve uma época em que Wire e A Sort Of Homecoming eram certa no setlist e Bad não era nem sequer cogitada, foi por um período curtíssimo, mas aconteceu!) para um grande clássico para os colecionadores.

Muito difícil fazer um top 5 de uma turnê tão grandiosa e subestimada, mas aí vai:


5° LUGAR: 1984-10-30 Rotterdam

Um ótimo show, bastante conhecido internacionalmente, banda inspirada e excelentes performances de Wire e The Unforgettable Fire


4° LUGAR: 1984-11-07 Glasgow

Uma conexão perfeita entre banda e plateia, aliás, toda essa sequência de shows na Escócia é composta por ótimos shows. Destaque para excelentes versões de Surrender (talvez a melhor de todas) e Gloria, 40 com participação de Charlie Burchill, entre outras. 


3° LUGAR: 1984-11-05 Edinburgh 

Primeiro show dessa sequência de shows na Escócia, e na minha opinião o melhor deles. Two Heart Beat As One e Bad estão nos highlights. Inclusive foi a segunda vez que Bad teve snippet, algo que virou praticamente uma tradição alguns meses depois, algumas fontes divergem se o snippet foi de Time is on My Side dos Rolling Stones ou Elvis Presley and America do próprio U2, mas isso é assunto pra outro post.


2° LUGAR: 1985-02-05 Bologna

Talvez o show preferido dos maiores colecionadores de shows do U2, se tratando dessa turnê. Como em praticamente todos os show da banda na Itália, a plateia sendo totalmente participativa. Destaques para Electric Co, New Years Day, uma das melhores versões de Pride e Bad, com snippet de Sympathy For The Devil como snippet antes de Ruby Tuesday (geralmente é o contrário).


1° LUGAR: 1985-04-30 Jacksonville

Com certeza um dos shows mais subestimados da banda, me arrisco a dizer que talvez seja um dos melhores shows da história do U2. Todas as músicas foram muito bem executadas, com maiores destaques para The Unforgettable Fire (com um grande improviso no refrão) e Party Girl. Possivelmente as melhores versões disponíveis dessas músicas citadas.

Discotheque com snippet de The Fly

 Alguns amam, outros odeiam, a controversa fase do U2 que foi a Popmart, porém, ela teve alguns momentos bem marcantes para quem é entusiasta de performances ao vivo, e esse foi um deles!


Foi em 1997, em Houston que o U2 subiu ao palco e executou Discotheque com vários snippets (que são trechos de outras músicas) e um deles foi The Fly!

Isso ocorreu apenas 4 vezes, e essa foi uma delas, confiram:

https://m.youtube.com/watch?v=rwzSbbon3Fs

War Tour

 A turnê que encerra a fase pós punk da banda, uma vibe muito parecida com as turnês anteriores, fechando muito bem o ciclo pré Eno e Lanois.

Foi aqui que a banda sai do ciclo Europa e América do Norte, fazendo seus primeiros shows no Japão. Aqui temos uma banda forte e um Bono cada vez mais interativo com a plateia.


Temos aqui alguns shows bem interessantes dessa fase, eis aqui um top 5.


5° LUGAR: 1983-03-24 Glasgow

Plateia e banda extremamente animados, esse show foi parcialmente transmitido por uma rádio local, que conseguiu passar o quanto foi divertido esse show, com destaque para, talvez a melhor versão de Tomorrow. Clássicos como Sunday Bloody Sunday e Out Of Control também foram tocados com mestria.


4° LUGAR: 1983-02-28 Edinburgh

Mais um show na Escócia, o terceiro show da turnê (descartando a pré War), conta com uma boa gravação e uma performance bem descontraída das músicas inéditas até então.


3° LUGAR: 1983-07-03 Werchter

Parte final da turnê, um show magnífico, com participações especiais de Jim Kerr, Annie Lennox e Dave Stweart, único ponto fraco desse show é ser curto demais por se tratar de um festival.


2° LUGAR: 1982-12-06 Londres

Um show da pré War Tour muito interessante. Sunday Bloody Sunday e New Years Day ainda não estavam finalizadas por completo, portanto temos uma versão bem interessante delas sendo tocadas aqui.


1° LUGAR: 1983-06-01 San Francisco 

Provavelmente a maior surpresa até agora. Esse show não é nada conhecido, até mesmo os fãs mais hardcore talvez nunca tenham escutado ou dado atenção, e digo que tecnicamente ele é um show talvez mais fraco que cada show citado aqui! Edge teve problemas técnicos desde a primeira música, mas isso fez o U2 soar de uma maneira bem diferente, esse é exatamente o motivo desse show estar em primeiro lugar. A banda soube contornar a situação perfeitamente bem. Destaque para o Larry, que fez um dos seus melhores shows individuais da fase pós punk. 





Babyface Ao Vivo



Babyface é uma música do álbum Zooropa, que foi tocada ao vivo apenas 5 vezes, todas na leg 4 da Zoo TV (3 vezes no Wembley Stadium, 1 em Leeds e 1 em Cardiff).

Aqui temos a segunda vez que ela foi executada, muito bem executada por sinal, poderia muito bem ter aparecido mais vezes no setlist. 

https://m.youtube.com/watch?v=Jn_o6ycZ_Kw

quinta-feira, 9 de março de 2023

Única versão ao vivo de Like A Song

 


Música do álbum War, com uma letra forte, Like A Song é um dos pontos altos do War, porém, infelizmente a banda julgou que ela não funcionou ao vivo, portanto ela foi tocada apenas no primeiro show da turnê do War (descartando a pré War Tour).

Uma curiosidade é que nesse show também teve a estreia ao vivo de Party Girl, que foi uma versão tão desastrosa que Bono chegou a brincar, que essa havia sido a primeira e provavelmente última vez que Party Girl foi tocada, sendo que, por ironia do destino ela acabou virando o b side mais executado ao vivo na história da banda, e infelizmente Like A Song foi pro limbo. 

Aqui está a performance de Like A Song:

https://m.youtube.com/watch?v=f3vH7iZul1w

October Tour

 Quase uma continuação da Boy Tour, porém uma Banda mais confiante e com um acervo maior, assim, os shows já começam a ficar um pouco mais longo e com menos músicas tocadas duas vezes por show.

Aqui temos um U2 mais a vontade no palco, mais interações com a plateia, alguns improvisos a mais, sem perder o vigor da turnê anterior.


Eis aqui um top 5 de shows dessa turnê:


5° LUGAR: 1981-11-14 Boston

Esse show é bastante indicado para os fãs do Adam e do Larry. Bateria e baixo impecáveis na gravação,  destaque para Gloria, onde é possível ouvir o backing-vocal do Larry no final


4° LUGAR: 1982-05-14 Rattem

Outro show fortíssimo da banda, performance e qualidade de áudio muito boas para quem quiser aproveitar. Última performance de Another Time, Another Place e também destaque para a inclusão de A Celebration no setlist.


3° LUGAR: 1982-03-17 New York 

Qualidade impecável de áudio, inclusive a guitarra do Bono, nas músicas onde ele utiliza, está bem audível, como em A Day Without Me, por exemplo. Além de A Celebration, temos também uma rara performance de Tomorrow aqui.


2° LUGAR: 1981-12-13 Lido Beach

Provavelmente o bootleg mais famoso dessa turnê, um mix perfeito entre qualidade de performance e gravação. Destaques para With a Shout, uma performance extremamente agradável de October e An Cat Dubh / Into The Heart 


1° LUGAR: 1982-02-11 New Orleans

Um show pouquíssimo conhecido entre os fãs da banda, certamente um forte candidato a melhor show da fase pós punk do U2. O show inteiro é muito forte, porém, o diferencial está no Encore. Destaque para os audíveis backing-vocais de Adam em Fire e também para a melhor versão de The Ocean, encerrando brilhantemente esse show.

Running To Stand Still (Rotterdam 1990-01-06)

 Essa canção certamente foi um dos ápices tanto da Joshua Tree Tour quanto da Lovetown Tour, e essa versão especifica contém uma versão prolongada do solo de gaita do Bono, contendo também um improviso vocal no final, com a banda voltando a tocar após o solo de gaita.


Vale a pena ressaltar que existem outras versões de Running To Stand Still bem interessantes, que também serão abordadas aqui.

https://m.youtube.com/watch?v=wQqOgx-QtZ0

Love is Blindness extended solo

 O show em questão é Atlanta 1992-03-05, um dos primeiros da Zoo TV, e um excelente show (onde em outro post, pretendo postar uma resenha mais detalhada e um link de download).



Love is Blindness é uma música que evoluiu rápido, de uma execução quase desastrosa em Lakeland para uma baita versão em apenas 5 dias! 

Nessa época, ainda não tínhamos Can't Help Falling In Love no setlist, então cabia a Love Is Blindness encerrar a maioria dos shows, e a performance aqui é incrível, com dois solos de guitarra no final.

A propósito, Love Is Blindness é uma das melhores músicas em termos de versões diferentes, execução diferente em cada solo, certamente teremos mais versões de Love Is Blindness aqui.

https://m.youtube.com/watch?v=rJ1rvI7Vsgw

quarta-feira, 8 de março de 2023

Boy Tour

 Primeira turnê oficial do U2 com divulgação de álbum. Banda cheia de energia, músicas, tocadas com raiva, poder e agressividade, principalmente pelo Bono e pelo Larry. A banda exalava vigor nessa época.

O setlist da Boy Tour foi composto por quase todas as músicas do Boy, alguns b sides, músicas não lançadas e apenas duas covers. Como a banda ainda não tinha um repertório longo, algumas músicas eram tocadas duas vezes por show. (11'O Clock Tick Tock,  The Ocean e I Will Follow)


Top 3 shows Boy Tour:

3° LUGAR: 1981-06-09 Londres

Último show da turnê, show com alguns improvisos e com a raríssima Carry Me Home

2° LUGAR: 1980-11-14 Hilversum

Primeiro show da banda fora do Reino Unido e da Irlanda, menos de 50 pessoas na plateia e uma performance impecável, destaques para a excelente versão de Out Of Control e uma performance bastante enérgica de Touch.

1° LUGAR: 1981-05-15 San Francisco 

Um dos primeiros shows filmado profissionalmente, um show bastante animado, bem executado e bastante longo para o padrão da época.


U2 Early Days

 Antes de começar o assunto do post, quero comentar que esse será o primeiro post sobre cada turnê do U2. Nessa sequência de posts, escreverei um pouco sobre cada turnê da banda, com algumas recomendações de shows (mais futuramente, planejo estar postando alguns links para download)


São considerados como Early Days os primeiros shows da banda, antes de lançarem o primeiro álbum, desde a época Feedback, passando por The Hype, até finalmente se tornarem U2.

Existem poucas informações sobre os shows dessa época, porém, conteúdo suficiente para entreter entusiastas e curiosos sobre a fase mais antiga da banda.

O setlist desses early days, era composto por covers, músicas do primeiro álbum boy, versões antigas que acabaram virando músicas hoje mais conhecidas (como Silver Lining que virou 11'O Clock Tick Tock, e Trevor que virou Touch). A música mais tocada nesses early days foi Out of Control.

É difícil fazer uma análise técnica desses shows pois infelizmente existe pouco material disponível para ouvir dessa época, mesmo assim farei um top 3 de shows que contém gravações disponíveis.

1980-02-26 Dublin, 1980-03-02 Tullamore, 1980-05-11 Tullamore.

A pouco conhecida melhor versão de One

 A noite era 21 de abril de 1992, a turnê era Zoo TV, o projeto ambicioso e futurista do U2, As pessoas ainda tavam digerindo toda essa mudança musical e visual da banda até então cristã conservadora para, basicamente 4 caras brincando de rockstar, experimentando novas influências visuais e musicais 

Era o penúltimo show da primeira leg da Zoo TV, onde a banda tinha um setlist ousado, com seu álbum de divulgação sendo tocado quase na integra e a ausência de alguns grandes clássicos. 


O show inteiro é um show interessante de ouvir,  tanto pela performance quanto pelo setlist (inclusive com a presença de Slow Dancing), mas o foco aqui é One.

Todos nós sabemos que hoje esta canção é um grande clássico do U2, na Zoo TV,  Bono a cantava com uma voz impecável, e nas primeiras versões,  existia aquele toque fresco de nova canção. 

Nessa versão específica temos um Bono super inspirado, principalmente no final da canção, onde Edge também demonstra seu valor. Sem mais delongas,  aqui está a versão de One de Tacoma 1992.

https://m.youtube.com/watch?v=eeIl-nkr9WY

terça-feira, 7 de março de 2023

Sobre o Blog

 Boa tarde!

Meu nome é Gustavo, tenho 33 anos e sou fã de U2 desde 2004 (19 anos até a presente data), sou colecionador de itens (físicos e digitais) do U2 e tenho o intuito de compartilhar uma parte desse material com vocês. 


Dentre as coisas que postarei aqui , estarão inclusos alguns links de áudio e vídeo de shows não oficiais do U2, versões raras e especiais de grandes clássicos ou músicas tocadas em ocasiões raríssimas e também alguns artigos sobre shows desconhecidos,  e versões específicas sobre uma determinada canção (por exemplo alguns detalhes sobre versões pouco conhecidas,  como a versão de Bad em Leeds 1987, e também algo um pouco mais mainstream como One Tree Hill em Point Depot). Talvez alguns links de download. Enfim,  sejam bem vindos!

 



The Joshua Tree Tour (2017 e 2019)

 Decidi fazer um tópico apenas pra falar sobre a turnê comemorativa dos 30 anos do Joshua Tree, devido a pequena quantidade de shows em 2019...